quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cryosat-2: Será desta?


Foto: Credits ESA (http://www.esa.int/esaLP/SEM03Q2D62G_LPcryosat_0.html)

O Cryosat já faz parte da família, sobretudo para mim, que o conheci pela primeira vez em 2002, entretanto já o "esmiucei" por dentro e por fora, já o vi e toquei no laboratório da EADS Astrium GmbH no sul da Alemanha, já falei sobre ele na televisão, já assisti de perto a um lançamento conseguido, que passado uma hora se revelou afinal um lançamento falhado! Aqueles ex-mísseis Russos têm destas surpresas.

Felizmente, a ESA decidiu avançar com a versão 2, até porque o Cryosat (agora 2) vai-nos trazer provas e dados essenciais para a avaliação da extensão do aquecimento global, medindo a espessura das calotes polares, mapeando praticamente todo o gelo que existe junto aos pólos e permitindo uma monitorização constante, para poder planear as acções (que já vão tarde).

O Cryosat-2 é uma missão da Observação da terra, daquelas que não podemos passar ao lado, e que vai ficar para a história, e para a memória, não só minha, mas também do Rui, de Portugal, da Europa, da terra.

O lançamento do Cryosat-2 está planeado para dia 25 de Fevereiro de 2010, a partir do Casaquistão, onde já estão as equipas da EADS, ESA e do lançador.

Mais informações sobre a missão podem ser vistas aqui:
http://www.esa.int/esaLP/LPcryosat.html

Os preparativos do lançamento podem ser acompanhados aqui:
http://www.astrium.eads.net/en/articles/cryosat-the-icy-mission.html

e aqui:
http://www.cslariviere.blogspot.com/

Resta-nos esperar pelo lançamento, e que todas as aventuras do satélite corram bem (como a aventura do cirurgião Casaque), por minha parte vou assistir ao lançamento a partir do Brasil, o Rui vai preparar uma projecção cá em Portugal para que todos vejam "a nossa criança" voar pelas próprias asas - ou melhor voar com os painéis solares abertos, certo Rui?

Sem comentários:

Enviar um comentário