sexta-feira, 19 de março de 2010

Chico-Espertice ou Chico-Morquice?

Antes de escrever este post deixei passar o tempo (o tempo tem a virtude de tudo curar), e que me desculpem os mais sensíveis, mas não vou poupar as palavras.
Já aqui escrevi sobre a chico-espertice ou esperteza saloia, ou pessoas que não têm um pingo de civismo e que não sabem bem viver em sociedade, este post é apenas o reportar de mais um caso.
No passado Sábado, a minha Académica recebia no Cidade de Coimbra o F. C. Porto, com a possibilidade de obter uma vitória, ao fim de mais de 30 anos, pois dos 3 jogos realizados entre as duas equipas este ano, em nenhum o Porto havia sido claramente superior, mas lá conseguiu duas vitórias e um empate.
Ora, do que se passou dentro das 4 linhas não me vou alongar, nem a TV passou as imagens que devia passar (estaria a reduzir os resumos ou a prestar vassalagem alguém, who knows?), sobre o que se passou à entrada do túnel no intervalo também não vale a pena falar, a Liga deverá castigar... (I hope), mas vou escrever meia-dúzia de linhas sobre o que se passou (passa frequentemente?) nas banacadas.
Sou sócio com as quotas em dia, e com bilhete de época cativo junto à bancada central, onde normalmente, e sempre que posso, assisto aos jogos com outros malucos pela Briosa como eu. Mas neste jogo lá aconteceu o que não devia, a bancada parecia mais composta, pensei que houvessem sócios que não fossem aos jogos com os clubes mais "pequenos", mas enfim. A Académica lá marcou primeiro, ao segundo penalty, e houve algumas pessoas que nem se levantaram para festejar, mas enfim. Quanto o Porto marcou passados uns minutos, num valente pontapé do Bruno Alves no Orlando, uma dúzia de pessoas levantaram-se a festejar, na bancada dos cativos da Briosa, para onde não se vendem, que eu saiba, bilhetes. Uma dessas pessoas até o fez, em jeitinho de gozo acenando com uma bandeirinha da Académica. Ora, como 4 dessas pessoas estavam mesmo à minha frente, avisei a senhora da "bandeirinha", que deviam estar no lugar errado, pois estavam na bancada dos cativos da Académica, e que aquilo é, normalmente, uma bancada só para sócios, que pagam um certo montante para estar ali, entre pares.
A senhora ficou um pouco incomodada, mas não disse nada, mas um dos seus acompanhantes lembrou-me que estavamos num país democrático, e que aquilo que eu estava a fazer não era de desportista. Ora, pergunto eu, se a democracia for comprar um bilhete para uma bancada e irem-se sentar na central dos sócios, ou comprar um bilhete para classe turística e sentarem-se em primeira classe num comboio ou num avião, estamos tramados. Se isso é democracia, só se for no Porto ...
Duas filas atrás de minha tinha-se entretanto instalado a confusão, com gritos e agressões verbais (eu só ouvi: "Está-me a chamar de mentiroso?"), era mais um adepto Portista, sentado num lugar de cativo, que teimava em não sair do lugar, talvez eles não saibam o que significa "cativo"? É bem possível! Ora esse senhor ficou algum tempo a discutir com os outros sócios, que lhe pediam para ir para o lugar que tinha pago, mas foi necessário chamar os stewards, para levarem alguns adeptos portistas, incluíndo o senhor mais exaltado, que para gáudio da bancada foi humilhado frente a todos, e ainda levou um valente "Vais embora! Vais embora!".
Excusado dizer que aqueles que estavam à minha frente (4) não foram acusados, mas tiveram o bom senso de não voltar após o intervalo, foram antes para a central, no meio dos jogadores... (mas ficaram quietinhos no segundo golo do Porto).

Concluíndo:
- Percebo o significado de algumas alcunhas relacionadas com clubes
- Se a democracia for anarquia então percebo mesmo o estado do país
- Chico-espertice ou chico-morquice cada vez mais cega as pessoas (nem humilhadas descem à terra)
- Coimbra é, sem dúvida, uma terra diferente, uma terra pacífica e acolhedora, imagino um adepto adversário sentado numa bancada de sócios do FC Porto, aliás, nem quero imaginar

É por estas e por outras que não aprecio os três Estarolas, mas o Porto, neste campeonato tem sido campeão com larga vantagem...

Enfim! Aqui fica o desabafo, e que me perdoem os mais sensíveis, os outros, nem deverão perceber, por isso pouco importa!

Sem comentários:

Enviar um comentário