terça-feira, 10 de novembro de 2009

Sinais de ubiquituosidade

NASA e ESA unidas para descobrir Marte

por BRUNO ABREU

NASA e ESA unidas para descobrir Marte

Marte é a próxima grande missão espacial, por isso, as agências norte-americana e europeia assinaram um acordo para partilharem experiência, responsabilidades e financiamento.

As agências espaciais norte-americana e europeia vão juntar esforços para a "conquista" de Marte. NASA e ESA assinaram uma "carta de intenções", em Washington (EUA), que dá luz verde aos cientistas e engenheiros das duas agências para colaborarem no planeamento das missões ao "planeta vermelho".

O arranque desta união será dado com uma órbita, dirigida pelos europeus, em 2016. Seguem-se veículos de exploração da superfície em 2018. No mesmo ano talvez haja uma rede de sondas a aterrar no planeta. O objectivo é trazer rochas e amostras de solo para os laboratórios terrestres. O documento foi assinado pelos responsáveis pelas agências, o administrador da NASA Charles Bolden e o director-geral da ESA Jean-Jacques Dordain.

A Meji - Mars Joint Exploration Initiative (Iniciativa Conjunta de Exploração de Marte) - esteve sob discussão durante vários meses para se definir os objectivos da missão e divisão da responsabilidade e financiamento. Os EUA e a Europa compreenderam que podem alcançar mais na missão ao "planeta vermelho" se combinarem as suas experiências e conhecimentos. Além disso, com os dois programas a sofrerem pressões financeiras, a aliança pode viabilizar que se continuem a planear missões a cada dois anos.

Os membros da ESA dizem que já gastaram 850 mil euros para esta aventura em direcção a Marte. Será necessário aumentar esse valor até aos mil milhões de euros para financiar o programa Meji. A existência deste financiamento extra, providenciado pelos países Europeus, terá de ser estabelecido numa reunião do conselho da agência a meio de Dezembro.

"O importante é que os Estados membros aprovem as ideias. Não espero qualquer tipo de choques", disse David Southwood, director da ESA para a ciência e robótica.

in http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1415735